"Fale, e eu esquecerei. Ensine-me e eu poderei lembrar. Envolva-me e eu aprenderei" ( Benjamin Franklin)

terça-feira, 20 de novembro de 2012

USO DA MÍDIAS NO COTIDIANO ESCOLAR 
     
     Nesse contexto atual em que nossos alunos estão inseridos, adaptando-se sempre às inovações tecnológicas, sem dificuldades, exige que o sistema educacional atualize sua proposta atendendo essa necessidade e que os professores também revejam sua prática.
     Devido a acessiblidade às mídias e tecnologia, se faz necessário que as escolas estejam equipadas com ambiente apropriado, o que se torna um desafio utilizá-las de maneira eficiente atendendo às necessidades atuais do processo ensino-aprendizagem. 
     Também os profissionais da educação estão, de modo geral, percebendo a necessidade de buscar formação continuada visando conhecimento e preparo para utilização das mídias no contexto escolar e também rever sua prática pedagógica. 
    As novas tecnologias nos permitem ampliar o conceito de aula e o uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho.
   Nesse sentido, a partir de uma transformação no desenvolvimento da prática educacional, voltado para uma qualidade de ensino é possível contribuir efetivamente para construir uma nova proposta pedagógica fazendo uso da mídia e da tecnologia. 
    Quando esta proposta for concretizada, a escola estará realizando um trabalho articulado com o contexto social atual em que está inserida e assim melhor cumprindo com sua função social que é ensinar com qualidade.
     Portanto é imprescindível enfatizar que o uso de recursos tecnológicos na educação dinamiza o processo de aprendizagem, podendo desempenhar papel facilitador entre o aluno e a construção do seu conhecimento. 
     Com o avanço das tecnologias da informação e comunicação - TICs, principalmente da internet, não se pode mais ignorar os conhecimentos desta área ou simplesmente resistir às mudanças sociais que influenciam diretamente na educação, daí a urgente e necessária importância de estudos e pesquisas nesta área. 
    Os alunos precisam interagir com as novas tecnologias educacionais e o papel do docente está em intermediar o aprendizado do educando na sala de aula com os novos recursos tecnológicos que estão surgindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário