"Fale, e eu esquecerei. Ensine-me e eu poderei lembrar. Envolva-me e eu aprenderei" ( Benjamin Franklin)

terça-feira, 20 de novembro de 2012

USO DA MÍDIAS NO COTIDIANO ESCOLAR 
     
     Nesse contexto atual em que nossos alunos estão inseridos, adaptando-se sempre às inovações tecnológicas, sem dificuldades, exige que o sistema educacional atualize sua proposta atendendo essa necessidade e que os professores também revejam sua prática.
     Devido a acessiblidade às mídias e tecnologia, se faz necessário que as escolas estejam equipadas com ambiente apropriado, o que se torna um desafio utilizá-las de maneira eficiente atendendo às necessidades atuais do processo ensino-aprendizagem. 
     Também os profissionais da educação estão, de modo geral, percebendo a necessidade de buscar formação continuada visando conhecimento e preparo para utilização das mídias no contexto escolar e também rever sua prática pedagógica. 
    As novas tecnologias nos permitem ampliar o conceito de aula e o uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho.
   Nesse sentido, a partir de uma transformação no desenvolvimento da prática educacional, voltado para uma qualidade de ensino é possível contribuir efetivamente para construir uma nova proposta pedagógica fazendo uso da mídia e da tecnologia. 
    Quando esta proposta for concretizada, a escola estará realizando um trabalho articulado com o contexto social atual em que está inserida e assim melhor cumprindo com sua função social que é ensinar com qualidade.
     Portanto é imprescindível enfatizar que o uso de recursos tecnológicos na educação dinamiza o processo de aprendizagem, podendo desempenhar papel facilitador entre o aluno e a construção do seu conhecimento. 
     Com o avanço das tecnologias da informação e comunicação - TICs, principalmente da internet, não se pode mais ignorar os conhecimentos desta área ou simplesmente resistir às mudanças sociais que influenciam diretamente na educação, daí a urgente e necessária importância de estudos e pesquisas nesta área. 
    Os alunos precisam interagir com as novas tecnologias educacionais e o papel do docente está em intermediar o aprendizado do educando na sala de aula com os novos recursos tecnológicos que estão surgindo.

sábado, 3 de novembro de 2012

Projeto Profissões (Novela)

PROJETO CHEIAS DE CHARME
Escola Municipal Catarina Miró
31 alunos do 2º ano do 2º ciclo
CONTEÚDO: Português
ASSUNTO: Profissões
OBJETIVOS:
- Sensibilizar os alunos para adquirirem perspectiva de vida.
-Despertar o interesse e a curiosidade dos alunos sobre as diferentes profissões existentes.-Promover pesquisas e debates sobre as profissões.
-Conscientizar os alunos sobre a importância de uma formação profissional.
Justificativa:A prática pedagógica aliada com os recursos tecnógicos tende a despertar o interesse dos alunos tornando as aulas mais atrativas. Nesse sentido a proposta é de buscar integrar também as mídias atuais televisivas (Novela Cheias de Charme) para abordar temas relevantes contextualizando ao trabalho desenvolvido em sala de aula. A partir levantamento do tema será possível desenvolver atividades significativas e relevantes ao processo ensino-aprendizagem.
Metodologia:A metodologia empregada fundamentou-se em práticas de leitura e técnicas de produção de texto, bem como exposição oral de ideias e debates abordando o estudo de textos e análise de músicas e vídeos. Também a proposta foi de realizar trabalhos ( pesquisa) em duplas e em grupos.
Recursos utilizados:texto xerocado, notebook, datashow, rádio, celular, câmera digital, multiterminal, impressora, pendrive, painel.
Atividades:- Mensagem inicial foi abordado as questões com "O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? A partir do Vídeo motivacional ( Youtube) “O que você quer ser quando crescer?” do cinegrafista Deivison Pedroza.Após feita análise do vídeo assistido com de debate oral e levantamento de opiniões. -Clip da musica da novela Cheias de Charme e Análise e discussão sobre a novela.- Levantamento de profissões existentes na novela.- Painel com as profissões encontradas a partir de recorte de figuras.
- No laboratório de informática pesquisar sobre a profissão que deseja, bem como fazer busca de imagens.- Digitar no editor de texto o conceito e a função da profissão almejada e colar a imagem selecionada.-Imprimir os documentos criados para confecção de um álbum.- Apresentação individual do trabalho realizado.
Resultados:Os alunos obtiveram melhor aproveitamento nas aulas tornando-se mais participativos, demonstraram motivação para a utilização de recursos tecnológicos pra melhorar sua aprendizagem e no trabalho em equipe houve espírito de cooperação e socialização baseando em normas e regras de convivência.

 
 




sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Escola Catarina Miró

Registrando o belíssimo trabalho da Professora Gisele Filipowski, o "Projeto de Literatura e Valores Humanos", o qual representou brilhantemente nossa escola na VII Exposição Pedagógica.
Parabéns à professora pela dedicação e competência!

 





 
É uma honra tê-la como membro de nossa equipe!