"Fale, e eu esquecerei. Ensine-me e eu poderei lembrar. Envolva-me e eu aprenderei" ( Benjamin Franklin)

domingo, 30 de setembro de 2012

MAIS ATIVIDADES SOBRE ÁRVORE



A partir do tema em questão a atividade seria criar um desenho utilizanda o editor de desenho (DRAW).

             
Outra atividade realizada foi a partir do texto poético foi produzida uma apresentação de silides, onde cada em cada estrofe digitada era inserido uma imagem da internet.


domingo, 23 de setembro de 2012

ATIVIDADES SOBRE ÁRVORE



1ª Atividade

1.1- Texto científico

Árvore

Segundo o dicionário árvore é um vegetal de tronco lenhoso cujos ramos só saem a certa altura do solo. Em termos biológicos é uma planta permanentemente lenhosa de grande porte, com raizes pivotantes, caule lenhoso do tipo tronco, que forma ramos bem acima do nível do solo e que se estendem até o ápice da copa. Os arbustos, além do menor porte, podem exibir ramos desde junto ao solo. Desta maneira apenas as gimnospermas e angiospermas dicotiledôneas lenhosas são consideradas espécies arbóreas.
Por grande porte, embora não exista uma definição consensual, costuma-se entender uma altura mínima de quatro metros na maturidade. Em relação ao tamanho máximo estudos demonstram que uma árvore poderia atingir de 122 a 130 metros, sendo uma sequóia chamada Hyperion, localizada no Parque Nacional de Redwood ao norte de São Francisco, Estados Unidos, o maior exemplar vivo conhecido no momento, possuindo 115,55m.
As árvores desempenham um importante papel na produção de oxigênio, estudos demonstram que florestas antigas, equilibradas, produzem a mesma quantidade de oxigênio e gás carbônico, sendo por isso importante o plantio de novas áreas verdes, pois árvores jovens produzem mais oxigênio do que gás carbônico.
Possuem ainda grande importância para a manutenção da paisagem natural, devido ao grande papel contra a erosão exercido por elas, seja graças à absorção da água das chuvas por suas raízes, um árvore adulta pode absorver até 250 litros de água por dia, ou a grande fixação exercida ao solo por essas mesmas raízes, ou ainda a formação de barreiras contra a ação de enxurradas. Esse efeito anti-erosivo é de suma importância para a manutenção dos nutrientes no solo, que seriam lixiviados pela ação das chuvas, além de diminuir o efeito de assoreamento dos rios, daí a grande importância da manutenção das matas ciliares.
Outro efeito benéfico ao ambiente é a facilidade da penetração da água em solos cobertos de vegetação do que em solos nus, facilitando a alimentação dos lençóis freáticos. Um benefício ligado diretamente à qualidade de vida da população está na retirada de poluentes do ar, pois no processo de transpiração das árvores as partículas de água se aderem aos poluentes que serão transportados e acumulados nas nuvens quando então cairão sob a forma de chuva [
Desde os primórdios a humanidade tem utilizado as árvores em seu benefício, seja para a utilização da madeira para a construção de abrigos, obtenção de lenha, fabricação de armas e utensílios. Com o desenvolvimento de técnicas foi possível a obtenção de diversos outros produtos como a celulose (matéria-prima para a obtenção de papel), a cortiça, resinas, látex para a orientação da borracha, gomas, tanino e outros. Além do uso das espécies frutíferas para alimentação. 


1.2- Texto informativo

ÁRVORES EM EXTINÇÃO
Dentre a literatura sobre árvores nativas brasileiras mais conhecidas, não constam muitos detalhes sobre as espécies em extinção.
O que ocorre é que as espécies mais ameaçadas, e o exemplo clássico é o Pau Brasil (Caesalpinia equinata). Estão sendo muito empregadas em paisagismo urbano e replantadas em parques e áreas de preservação. Desta forma, embora dificilmente o Pau Brasil seja encontrado em seu habitat natural, não podemos dizer que esteja em extinção. Da mesma forma, a maior parte das árvores nativas ditas "em extinção" em algumas publicações, especialmente jornais e revistas, são facilmente encontráveis em matas remanescentes ou áreas de preservação, desde que em sua região característica. Aqui nesta região (Vale do Aço, MG) já encontrei Jequitibás, Sapucaias, Vinháticos, Braúnas, Perobas e outras, todas em áreas nativas já degradadas e em recuperação.
O motivo da redução de exemplares é sempre o mesmo: utilização da madeira. Desta forma aqueles mais utilizáveis, com melhores características para alguma aplicação, são os mais procurados, e portanto os mais difíceis de achar como árvore de grande porte. Um exemplo típico é o Jacarandá da Bahia (Dalbergia nigra). Hoje quase não o encontramos como árvore de grande porte e tronco reto, característica daqueles muito antigos e nascidos dentro da mata fechada, o que faz com que o tronco fique esquio por concorrência natural. Porém, como é uma árvore de fácil disseminação, encontramos exemplares pequenos e com muitos galhos em muitas áreas, até nas margens das estradas, além de ser utilizado em arborização urbana. Nunca poderíamos considerar que está em extinção.
Ver lista do Ibama das espécies oficialmente consideradas ameaçadas em extinção no site:




1.2- Texto poético

Árvore é vida (Natureza)

Árvore, fonte de vida
Fonte de amor
Fonte de sobrevivência
Para aqueles que têm consciência

A árvore produz fruto para alimentar
Que jamais pode faltar
Aqui ou em qualquer lugar
Todos, dela, vão sempre precisar

A árvore é fonte de abrigo
Dela, somos todos amigos
É uma fonte alimentar
Que todos devem preservar

A árvore é fonte de ar
Que todos necessitamos para respirar
Devemos todos respeitar
Para que nunca possa faltar

É tão lindo ver o sol beijar a flor
Isso mostra que por ela o sol tem amor
E lhe dá muito valor
Pois seus frutos possuem sabor!

A árvore necessita da terra
Para sobreviver na atmosfera
O homem, sem ela, se desespera
E o planeta sem ela se degenera

São as árvores que nos dão sombra
Nos servem de casa quando não temos
É por isso que devemos a ela
Todo o nosso respeito e amor!

És minha amiga particular
Sempre quero junto dela ficar
Nunca sozinha vou te deixar
Pois, é minha irmã e sempre será!

Autor: (Reginaldo Francisco de Oliveira e Gilson João)



 2ª Atividade

No Texto científico.

2.1-Circule as palavras desconhecidas do 1º parágrafo. Escreva quais são e procure os seus significados no dicionário: Registre.

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

 

2.2- No último parágrafo, circule a palavra tanino – descubra seu significado e faça uma frase empregando essa palavra.

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________


3ª Atividade

3.1- Leia o Texto informativo e respondas as seguintes questões:

a) De acordo com o texto, qual a espécie de árvore estaria sobre possível extinção?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

b) Em que lugares poderiam ser encontradas árvores nativas ou espécies em extinção?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

c) Qual seria o principal motivo da redução de espécies nativas?

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

d) Em sua opinião, o que poderia ser feito para a preservação de nossas árvores?

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

 

 3.2- Encontre no caça-palavras  as árvores nativas citadas no texto.

PAU BRASIL – JEQUITIBÁ – SAPUCAIA – VINHÁTICO – BRAÚNA – PEROBA – JACARANDÁ

 

Q

D

P

Z

X

C

V

B

N

B

R

A

Ú

N

A

A

C

O

A

S

D

F

G

H

J

K

L

Ç

Q

W

Z

R

K

M

J

H

G

F

D

S

A

A

J

E

T

V

F

J

A

C

A

R

A

N

D

Á

O

E

P

J

I

V

M

Q

W

E

R

T

Y

U

I

I

Q

L

M

N

T

N

V

A

S

D

O

G

J

U

P

U

W

U

H

G

V

C

S

P

A

U

B

R

A

S

I

L

A

Á

B

C

X

D

E

S

R

Y

O

N

W

T

V

T

T

Y

X

Z

F

R

D

F

H

L

V

S

I

B

R

I

H

Z

M

G

O

F

V

N

Ç

C

X

B

U

F

C

N

Z

N

H

B

G

T

U

P

Z

C

Á

P

V

O

U

A

B

J

A

H

G

J

M

Q

E

R

I

C

W

J

Q

C

K

H

G

F

D

S

A

G

H

K

L

E

M

W

X

L

Q

W

E

R

T

Y

U

I

O

P

S

A

P

U

C

A

I

A

P

O

I

U

Y

T

R

 3.3 – Produção de texto:

Imagine que você tenha se transformado em uma árvore. Escreva um texto dizendo que tipo de árvore seria, onde seria plantada, qual seria sua importância ou utilidade para as pessoas, como se sentiria se fosse preservada ou se fosse desmatada. Enfim, use sua criatividade:

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

___________________________________________________________